Conheça o revestimento de rolos com poliuretano
Conheça o revestimento de rolos com poliuretano
O revestimento de rolos de borracha com poliuretano é muito utilizado em indústrias como a siderúrgica, gráfica, de embalagens e descartáveis, movimentação, entre outros. O poliuretano é um polímero muito usado como substituto da borracha, pode ser encontrado, por exemplo, em espumas rígidas e flexíveis, adesivos de alto desempenho, fibras, carpetes, peças de plástico rígido e outras aplicações.
No setor industrial como revestimento de rolos o poliuretano funciona bem porque possui resistencia à abrasão, rasgamento, deformação e ao alongamento. Essas características são consideradas importantes para que o rolo garanta proteção para si mesmo e para o sistema de engrenagens.
Além disso, o material tem uma faixa de dureza de 30 a 100 shore A e trabalha em uma temperatura que varia de -30ºC até 70ºC. É muito utilizado em rolos tracionadores, rodas, rolos concavos e convexos, rolos laminados, rolos de impressão, contra-facas e roletes transportadores.
Qual o melhor processo de revestimento?
Você deve estar se perguntando: Qual a melhor maneira de fazer o revestimento de poliuretano em rolos de borracha?
A resposta é que tudo depende do processo no qual o rolo será aplicado. As empresas aplicam maneiras diferentes de aplicação. No mercado estão disponíveis cinco modelos de processo: moldagem convencional, enrolamento manual de uma folha de borracha calandrada, enrolamento de uma folha de borracha calandrada (utilizando máquina) e dois tipos de extrusão. Converse com os profissionais da empresa que for contratar e pergunte qual o modelo que eles utilizam.
Existem também outras maneiras de aplicação: se a adesão do poliuretano ao corpo metálico não é tão exigida, a solução é realizar o revestimento por encamisamento (uma bucha de poliuretano é fabricada previamente, com o tipo correto para aplicação). Uma vantagem desse procedimento é que a montagem sem o envio do corpo do rolo proporciona agilidade na troca da peça.
IMPORTANTE: Antes de realizar efetivamente a compra, peça um orçamento para a empresa e compare com possíveis concorrentes. Vale a pena analisar o mercado e buscar o melhor preço. Peça informações de garantia também, esse é um cuidado necessário para que você não tenha dores de cabeça. A maioria das empresas fornece uma garantia mínima de seis meses com opções de manutenção.